Para que um restaurante alcance o sucesso não é nada fácil, mas isso não significa dizer que é impossível. Isso porque é preciso não apenas especializar o cardápio e fornecer uma comida de excelência, mas oferecer um atendimento de qualidade, que faça com que o cliente se sinta satisfeito e tenha vontade de voltar outras vezes.

Ciente de que o atendimento de excelência pode fazer a diferença em seu restaurante, montamos este conteúdo para apresentar cinco dicas. Continue a leitura deste artigo e confira!

Forneça o serviço de agendamento de mesas

Ainda que se trate de uma operação pré-atendimento, possibilitar o agendamento de mesas em seu restaurante pode garantir maior comodidade e conforto para o seu cliente ou cliente em potencial, que é aquele que nunca foi ao seu restaurante, mas que deseja conhecê-lo porque escutou muitos comentários positivos sobre ele.

O serviço de agendamento de mesas é uma ótima ideia porque também possibilita que celebrações sejam realizadas em seu restaurante, como, por exemplo, aniversário, confraternização entre outras comemorações.

Disponha ou tenha um site

Muitos donos de restaurantes acreditam que o atendimento de qualidade ao cliente se resume na experiência que ele tem enquanto está, por exemplo, apreciando algum prato que é fornecido no local, o que é um erro.

É claro que é importante investir no atendimento ao cliente no ambiente do restaurante, mas é igualmente essencial dispor ou ter um site, para que assim o cliente possa saber mais sobre o restaurante, como conhecer os seus pratos e serviços oferecidos.

No site é possível incluir serviços como consulta de mesas disponíveis e agendamento. Além disso, é possível deixar à disposição do cliente os contatos do restaurante, como telefone, e-mail, redes sociais etc.

Já pensou como seria interessante e, ao mesmo inovador, possibilitar que o cliente, antes de agendar uma mesa, possa consultar digitalmente (no site) qual deseja entre as disponíveis?

Esse serviço é atualmente oferecido por alguns segmentos de mercado, a exemplo do cinema, que permite ao cliente consultar quais assentos estão disponíveis, de modo que assim ele escolha aqueles que atendam às suas expectativas.

Conte com uma tecnologia de controle de pedidos

Hoje, um dos maiores desafios para um restaurante é vencer o tempo de espera de entrega do pedido do cliente. Em outras palavras, é entregar o pedido do cliente no menor tempo de espera possível, e isso está dentro do que podemos chamar de atendimento de qualidade.

O cliente, quando chega a um restaurante ou faz um pedido pelo delivery, deseja não somente ser bem atendido pelo profissional responsável por anotá-lo, mas também tê-lo em suas mãos o mais rápido possível. Afinal, tem-se que ter em mente que o cliente foi ao local não apenas conhecê-lo, se for a primeira vez dele, mas saciar a sua fome. Por isso, tem pressa em receber a comida para satisfazê-lo.

Nesse sentido, podemos dizer que contar com um sistema de controle de pedidos pode fazer a diferença em seu restaurante e, sobretudo, no atendimento ao cliente.

A partir dessa tecnologia, você pode ficar por dentro do tempo de espera do cliente e, com base nisso, solicitar aos colaboradores do seu estabelecimento que agilize o pedido. Geralmente, o sistema de controle mostra não só o pedido que foi feito, mas a que horas ele foi realizado.

Defina um tempo padrão para que um pedido seja feito e entregue

Se você fizer uma pesquisa em sites de reclamação, a exemplo do Reclame Aqui e Consumidor.com, verá que uma das principais queixas diz respeito ao atraso na entrega do pedido. As reclamações reportam que isso acontece tanto no ambiente do restaurante como no sistema delivery.

Essa informação é, ao mesmo tempo, um alerta e uma oportunidade para que um restaurante invista na melhoria dos processos de elaboração e entrega de refeições.

Uma dica que sugerimos é que defina um tempo padrão para que um pedido seja feito e entregue ao cliente. É claro que, diferentemente de outros, alguns pratos demoram mais para serem feitos, todavia, constituir um tempo padrão (de 30 minutos, por exemplo) pode garantir maior rapidez a esse processo e destaque para o seu restaurante.

No entanto, não é somente definir um tempo para que os pratos sejam feitos e entregues, é essencial contar com a quantidade suficiente de recursos humanos.

Sobrecarregar os profissionais da cozinha pode não só prejudicá-los, mas colocar em risco a qualidade de seus pratos e criar uma cultura de insatisfação por parte dos trabalhadores.

Conte com uma recepção ao cliente

Muitas vezes, o cliente chega a um restaurante e não o conhece, necessitando assim de uma pessoa para orientá-lo, como, por exemplo, selecionar e levá-lo até uma mesa.

Isso garante diferencial ao local, uma vez que o cliente não se sentirá perdido, muito pelo contrário, se sentirá bem acolhido, com a ciência de que teve atenção e um atendimento de qualidade.

Assim sendo, recomendamos constituir uma recepção, que tenha por função receber o cliente e levá-lo, se for o caso, até a sua mesa.

Em caso de todas as mesas estarem ocupadas, o pessoal da recepção pode avisar aos clientes em espera o tempo razoável em que uma das mesas irá desocupar, de modo que assim ele esteja por dentro da situação.

Uma segunda dica que damos dentro desse tema é constituir uma sala de espera para os clientes. Isso, sem dúvida alguma, pode garantir um significativo diferencial ao seu restaurante.

A sala de espera já é uma realidade em muitos segmentos do mercado (automobilístico, salão, etc.), todavia, é uma inovação que ainda não foi devidamente absorvida pelos restaurantes.

Na sala de espera podem-se garantir cortesias aos clientes, como, por exemplo, água, pão australiano fatiado, música etc.

Como podemos ver, é possível oferecer um atendimento de qualidade ao cliente e, assim, destacar o seu estabelecimento em seu âmbito de atuação. O bom atendimento ao cliente começa antes mesmo de ele se tornar um cliente, saiba disso.

Para ter acesso a outros conteúdos como este, não deixe de acessar e acompanhar o nosso blog. Combinado?