Para quem trabalha como gestor de um restaurante, a maior recompensa é conseguir fidelizar uma base de clientes e trazer novas pessoas para o seu negócio. Afinal, é uma relação direta entre serviço e público consumidor. Por isso, ter mais gente visitando o local significa maior prestígio e valorização do empreendimento.

Mas nem sempre é fácil saber exatamente como chegar a esse objetivo. Por isso, vamos falar sobre algumas dicas que podem servir para os gestores conseguirem a fidelização de público nos restaurantes.

Qualidade do produto e atratividade do cardápio

Considerando que as pessoas, acima de tudo, vão ao restaurante para comer uma boa refeição, o primeiro passo para que elas continuem frequentando o restaurante é ficarem satisfeitas com a comida oferecida.

Para isso, é necessário, também, um cardápio atrativo. Claro que cada restaurante tem suas características específicas, seu tipo de cozinha, mas um menu que ofereça bastante opções, tanto em variedade quanto em tamanhos de pratos, significa uma maior satisfação para o visitante.

Além disso, pratos para crianças podem ser uma boa opção: fidelizar uma família com várias pessoas é um ótimo negócio.

Ofereça um ambiente que deixe o público confortável

O segundo ponto fundamental de se entender sobre os clientes é saber que eles também vão aos restaurantes, para além de se alimentarem bem, ter uma experiência satisfatória.

Seja em grupos pequenos ou reuniões maiores, a ida ao local também é um evento, não apenas uma satisfação de uma necessidade básica. Por isso, as mesas precisam estar bem dispostas. As cadeiras têm que trazer conforto, as luzes precisam ser bem harmônicas, entre outros detalhes.

Música ao vivo costuma ser bastante utilizada e pode ser uma boa pedida. Mas é necessário atenção ao perfil dos clientes. Se eles vão ao restaurante para conversar e ter um encontro com outras pessoas, precisam de um ambiente relativamente tranquilo.

O som muito alto pode fazer com que os clientes não consigam se comunicar. Certamente, em uma próxima reunião, eles vão optar por outro local e a chance de fidelizar um grupo considerável de pessoas, que inclusive poderiam indicar para outros potenciais consumidores, se perde.

Trate os clientes de forma simpática e acolhedora

Quando estamos em qualquer ambiente, buscamos nos sentir confortáveis como se estivéssemos em casa. Por isso, os gerentes e donos de restaurantes devem investir na tentativa de fazer os clientes ficarem relaxados e tranquilos, como se realmente aquele local fosse como um lar.

Para isso, o tratamento deve ser simpático e acolhedor de todas as partes. Desde o encarregado de levar as pessoas até a mesa, passando pelos garçons e pelos responsáveis pelo caixa.

Além disso, o próprio dono pode, em determinados momentos e dentro das possibilidades, ir até a mesa para mostrar atenção e perguntar se está tudo bem.

Neste caso, a tendência é de que os visitantes tenham uma imagem muito positiva do local, mesmo antes de começarem a comer. Toda a experiência fica mais agradável e, ao saírem do restaurante, fatalmente a sensação vai de ser de bem-estar. E, inevitavelmente, aquele público buscará ter aquele tratamento novamente, voltando a frequentar outras vezes, tornando-se um público fiel.

Ofereça opções de delivery

Nem sempre o cliente terá disposição de sair de casa e ir até um local para comer. Por isso, outra forma importante de fidelizar o público é oferecendo opções de pedido a distância. Os sistemas de delivery são, também, um jeito interessante de sempre dar às pessoas a chance de consumir seu produto.

Seja por meio de aplicativo, por telefone, internet, ou qualquer opção, é importante que haja a chance de o cliente pedir comida e o serviço precisa ser de qualidade. O atendimento precisa ser rápido e organizado, para que o pedido fique pronto o quanto antes, e a entrega seja realizada em pouco tempo.

Por melhor que seja a comida, nenhuma pessoa se tornará uma cliente fiel de um serviço que demora para realizar a entrega. Isso, sem contar possíveis erros causados por um atendimento desconcentrado ou um sistema de pedidos ineficiente.

Sendo assim, a fidelização dos clientes passa tanto pelo espaço físico, como pelos meios virtuais. Realizar um bom serviço nas duas frentes é a chave para que mais pessoas se interessem, comprem com frequência e aumentam o prestígio e o lucro do negócio.

Ofereça benefícios e promoções ao cliente fiel

Esta dica pode ser utilizada em qualquer âmbito, seja no espaço físico do restaurante em si ou nos pedidos feitos para receber a comida em casa. O fato é que todos gostam de receber promoções, principalmente quando frequentam o local várias vezes. Por isso, oferecer benefícios ligados à quantidade de utilização do serviço é uma boa pedida.

É preciso que os gestores analisem com calma quais são as melhores formas para fazer isso, sem que o restaurante perca na questão custo-benefício também.

De qualquer forma, descontos após um número X de pedidos ou algum serviço grátis na compra de tantos outros, são alguns dos métodos. Certamente, saber que a frequência será recompensada faz com que os clientes sejam fidelizados com mais facilidade.

No fundo, a fidelização de um público, tão importante para um restaurante, passa pelo conhecimento e pela execução de uma série de estratégias, desde qualidade do produto, passando pela experiência do cliente em relação ao evento, chegando até ao mundo virtual, com os pedidos de delivery.

Cabe aos donos e a equipe da empresa saberem como utilizar cada uma dessas estratégias, para que os índices de público só aumentem, levando o negócio ao prestígio e ao sucesso desejado.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre esses e outros temas relacionados ao cuidado com seu restaurante? Acesse nosso blog e confira outros textos que preparamos especialmente para que você saiba tudo o que precisa para ter sucesso em seu negócio!