O termômetro do sucesso de um restaurante é o cliente: quanto mais cliente aparecendo, mais forte o restaurante está se posicionando no mercado. Atrair novos clientes é uma tarefa que demanda uma série de pequenas ações. E acredite: não é difícil.

Pensando nisso, listamos sete dicas para ajudar você a atrair e reter novos clientes ao seu restaurante. Confira:

Invista em redes sociais e propaganda

O mundo atual é tecnológico. Quem não se adequar, vai perder muita clientela. Investir na divulgação em redes sociais é mais do que necessário para alavancar seu estabelecimento.

Crie ou contrate um bom pacote de marketing, com slogans e frases chamativas e faça de redes como o Instagram e o Facebook seu principal canal de comunicação.

Além disso, também é interessante investir em propagandas à moda “antiga”, com anúncios em jornais e revistas impressos e online, e também rádio e TV. Apesar da internet ser hoje o principal meio de propaganda, muitas pessoas ainda assinam jornais e revistas.

Inclusive, se puder, tente anunciar em canais especializados, como revistas de gastronomia e até mesmo revistas de turismo. Turistas adoram explorar culinárias locais e o seu restaurante pode se tornar um dos pontos turísticos da sua cidade.

Mas não se esqueça da propaganda falada! O marketing boca a boca ainda é um grande divulgador de sucesso de restaurantes. Cliente satisfeito com a comida e com os serviços do estabelecimento é um cliente que vai espalhar o nome do restaurante para todo mundo.

Faça promoções

Não precisa liquidar todo o seu cardápio! A ideia aqui é criar eventos esporádicos, semanais ou mensais, celebrando uma data específica ou inventando um motivo para celebrar e consumir.

Geralmente, eventos como chope em dobro, casais pagam preço de um ou sobremesa grátis chamam muito a atenção dos clientes. Convidar para comemorar o aniversário e oferecer um desconto ao aniversariante também é um grande chamariz.

Muitos estabelecimentos fazem uma seleção de especiais do dia: pratos e bebidas com desconto para determinado dia e isso é possível fazer durante a semana toda.

Restaurantes que oferecem rodízio tendem a atrair muitos clientes. Pode ser rodízio de pizza, churrasco, comida japonesa, comida mexicana, frutos do mar... Existe uma infinidade possibilidades a oferecer.

A criatividade é quem manda. Porém, tenha em mente que essas promoções não precisam ser realizadas todos os dias. Faça conforme a necessidade do seu restaurante. Segundas-feiras, que geralmente têm menos movimento, podem se tornar bem cheias com uma promoção!

No delivery, também vale! Monte um cardápio online, no app de delivery, com promoções semanais ou a seleção do dia e cative mais clientes. A comodidade de pedir comida em casa tem feito dessa opção uma realidade crescente. Fique de olho e não se esqueça de divulgar as promoções nas redes sociais!

Ambiente é tudo

Para restaurantes que tem espaço e salão, investir em um ambiente adequado, aconchegante e prático trará muitos clientes.

É essencial que o restaurante seja climatizado, com boa disposição de mesas e cadeiras e bem decorado. Não precisa exagerar, simplicidade é tudo. Invista em móveis, iluminação e pequenos detalhes como flores, vasos e quadros.

Estacionamento é extremamente necessário. Se o restaurante não tiver estacionamento próprio, pode fazer uma colaboração com algum estacionamento que existir por perto. Também pode ou não contar com o trabalho de manobristas.

A limpeza é primordial. Conte com uma equipe preparada para fazer a limpeza do restaurante e mantenha sempre tudo bem organizado.

Famílias com crianças tendem a procurar restaurantes que ofereçam espaço kids, com brinquedos e até televisão com desenho animado. Crie um espaço para os pequenos e deixe um funcionário para monitorar, assim os pais podem aproveitar à vontade.

E não se esqueça de disponibilizar Wi-Fi aos seus clientes. Eles vão pedir.

Entretenimento também é uma ótima alternativa, como música ao vivo. Não precisa ser todo dia, mas invista nos finais de semana.

Crie uma identidade

Pense nas especialidades do seu cardápio. Existe um prato específico que é seu carro-chefe? Se sim, aproveite a fama deste prato para criar uma identidade única para seu restaurante. Assim, os clientes sempre vão se lembrar.

Essa dica também vale para restaurantes específicos, como os japoneses, pizzarias e hamburguerias, por exemplo. Mesmo que o cardápio seja fechado dentro da especialidade, destacar um prato como principal no cardápio, fará a identidade do estabelecimento.

Varie o cardápio

Apesar de o cardápio ser o principal ponto da identidade do restaurante, variar de vez em quando não faz mal. Pelo contrário: pode mostrar o que os clientes estão interessados em consumir.

Assim como as promoções, lançamentos de pratos novos podem ser feitos eventualmente ou por um tempo determinado. Tudo vai depender do sucesso do prato. Se for bom, inclua-o no seu cardápio. Se a recepção não for tão boa como o esperado, invente um novo prato e espere o resultado.

Atendimento de qualidade

Contar com uma equipe de atendimento preparada e bem treinada é ponto fundamental para captar clientes e manter a atual clientela. Garçons educados, prestativos e dispostos fazem com que a propaganda do restaurante seja cada vez melhor.

Lembra do marketing boca a boca? Então, o bom atendimento de um restaurante é, junto com o cardápio, o maior motivo para a retenção de clientes e mais ainda de boa propaganda do estabelecimento. Um cliente bem atendido com certeza falará bem do restaurante para familiares e amigos.

Esteja sempre atento às requisições dos clientes. Quando o restaurante se abre para ouvir sugestões, cria um vínculo com o cliente, que sabe que está sendo notado. Isso faz muita diferença.

Explore os diferenciais

Quando você olha para o seu restaurante, no que ele se destaca? Bom atendimento? Oferece música ao vivo? Tem o melhor temaki da região? Explore!

O diferencial do seu restaurante é o que o fará se destacar perante a concorrência.

O nicho de alimentação tem crescido demais na última década e todo restaurante deve procurar um meio de se sobressair.

Use e abuse dos seus diferenciais para atrair mais clientes e principalmente retê-los como fiel clientela.

Acompanhe nosso blog e veja mais dicas!