Não é novidade para ninguém que em datas comemorativas o comércio tem mais facilidade para vender porque os clientes estão mais suscetíveis a comprar.

Nesse cenário, o que não faltam para o lojista são oportunidades de aumentarem suas vendas, já que durante todo o ano, há datas que despertam o interesse dos consumidores pelo consumo.

Entre os períodos em que normalmente as vendas costumam subir estão os relacionados ao Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e dia dos Namorados.

Para o setor de alimentos, a vantagem vem do fato de as pessoas desejarem celebrar essas datas juntos, fazendo uma das coisas mais prazerosas da vida que é comer, e isso ocorre das mais diversas maneiras, dependendo da data.

Um jantar romântico, uma confraternização de fim de ano com os amigos ou colegas da empresa, um passeio com as crianças para comer um lanche ou um almoço especial com o pai ou com a mãe, são algumas das opções que as pessoas costumam seguir quando o assunto é datas comemorativas.

Por todas essas razões, a oportunidade de vender mais em momentos como esses já existe por si só, mas há algumas dicas simples que, se seguidas, podem potencializar ainda mais as vendas do seu negócio em datas comemorativas. Continue acompanhando nosso artigo e saiba quais são elas.

1. Promova divulgação nas redes sociais

Como as redes sociais têm sido uma das ferramentas de marketing mais poderosas da atualidade, diante de datas comemorativas, o método de divulgação e publicidade através delas precisa ser muito bem trabalhado.

Faça anúncios chamativos de promoções com contagem regressiva ou outros artifícios que gerem expectativa ou despertem a curiosidade do consumidor. Você pode usar frases como “vem aí”, “você não pode perder”, “aproveite”, “não fique de fora dessa”, entre outras.

Por mais que pareça algo simples, frases de efeito mechem com a cabeça do consumidor de uma forma bem interessante.

Use os feeds das redes sociais, mas aproveite também os stories, que hoje é um formato de conteúdo muito bem aceito pelos usuários.

O formato dos posts podem ser imagem, vídeos curtos, memes, gifs, conteúdo interativo, etc. A escolha do formato também depende do quanto você pode investir na publicidade, mas uma estratégia bem feita gera bons resultados, independentemente do método.

2. Ofereça promoções para uma compra futura

Oferecer descontos para uma futura compra é uma ótima motivação para fazer o cliente voltar mais vezes. E principalmente se ele teve uma experiência agradável, as chances de querer retornar são enormes.

Você pode ofertar um cupom com um desconto para a próxima compra ou oferecer gratuidade em um prato, mediante a aquisição de outro ou no caso de o cliente vier com um amigo. Esses são apenas alguns exemplos, mas o método utilizado irá depender da sua criatividade e também dos seus recursos.

Essa é uma das estratégias para fidelizar clientes mais utilizadas no ramo de restaurantes e se for bem trabalhada, pode garantir resultados surpreendentes.

3. Invista em vendas por aplicativo ou no seu próprio delivery

Apesar de datas comemorativas remeterem a um programa fora, algumas pessoas mais caseiras consideram uma comemoração mais intimista, até mesmo para evitarem as superlotações dos locais nessas épocas.

Para atender esse público, é interessante investir em vendas por aplicativo de entrega de refeições, ou se for possível, estrutura um atendimento delivery direto do seu negócio.

Você poderá vender muito mais se tiver condições de fazer seu produto ir até seus clientes, ao invés de obriga-los a se deslocarem até o local onde o seu negócio se encontra.

4. Esteja preparado para atender uma demanda maior

Nenhum cliente gosta de ficar esperando pelo atendimento e uma demora no serviço pode gerar muito estresse, que resulta em perda de clientela.

Como em datas comemorativas o movimento será muito maior, você e seus colaboradores precisam estar preparados para trabalhar com agilidade.

É importante trabalhar com um sistema que possibilite otimização e para isso, você precisa reestruturar todos os processos do atendimento, caso eles não estejam organizados de maneira que atenda às necessidades de um movimento grande de clientes.

Se achar necessário, considere a opção de contratações temporárias durante os períodos de grande movimento.

É essencial ainda que você tenha estoque suficiente para não ocorrer de ficar sem algum produto ou ingrediente durante o atendimento. Isso é péssimo para a imagem do estabelecimento e deixa o cliente bem descontente.

5. Capriche na ambientação

Em datas comemorativas, a apresentação do estabelecimento faz muita diferença e é um atrativo para os consumidores.

Aproveite para criar uma comunicação visual atraente e que tenha relação com a comemoração: balões e personagens no Dia das Crianças, corações e rosas no Dia dos Namorados ou das mães, decoração natalina no fim de ano e por aí vai.

O ambiente sem dúvida é uma das motivações para o cliente querer entrar na loja, e uma decoração que remeta àquela data, certamente fará com que ele se sinta mais propício a escolher o seu estabelecimento.

6. Invista em divulgação

Já mencionamos aqui a importância das redes sociais como estratégia de marketing, mas apesar de ser uma das melhores formas de publicidade da atualidade, essa não é a única ferramenta que você pode usar.

Para divulgar sua loja e seus produtos, você pode contar também com meios como:

  • Outdoors;
  • Envio de e-mails para clientes;
  • Websites;
  • Divulgação dentro da própria loja;
  • Panfletagem.

7. Crie algo novo e diferente

Surpreender o cliente com uma ideia nova ou diferenciada é uma ótima forma para conquistá-lo. Use a criatividade para criar novos pratos ou adaptar um prato já existente e permita uma experiência ainda mais agradável à sua clientela.

Em datas comemorativas, ter um diferencial diante da grande concorrência é indispensável.

Como você viu, as estratégias para vender mais em datas comemorativas são relativamente simples e podem proporcionar grandes resultados se forem colocadas em prática através de um bom planejamento.

Aproveite esse momento para alcançar bons lucros e oferecer uma experiência agradável e prazerosa aos seus clientes. Ambos os lados saem ganhando.