Compreender a importância de uma embalagem é entender o seu papel tanto no âmbito dos consumidores, quanto na proteção e conservação dos alimentos. Além disso a embalagem é diretamente responsável pela ponte criada entre a marca e o cliente.

Sendo assim, nesse artigo você entenderá os principais motivos para se preocupar com a qualidade das embalagens. Afinal, qualquer empresa do ramo alimentício não venderá seus produtos sem uma apresentação adequada. Confira!

Importância da embalagem

A embalagem é essencial para atrair e chamar a atenção de um cliente. Imagine se, por exemplo, uma pessoa fizer um pedido no restaurante e a embalagem não for atraente. Ou então, no pior dos casos, ela não conseguiu conter o vazamento de um alimento.

Esse tipo de problema certamente ocasionaria um alto número de reclamações de seus clientes. Por isso, os empreendedores precisam estar cada vez mais atentos ao cuidar das embalagens de seu negócio.

Diante de uma entrega a embalagem é o primeiro contato visual do cliente com o produto. Além disso, ela também é um elemento decisivo para o posicionamento de sua marca no mercado.

Uma embalagem bem feita mostrará a preocupação que sua empresa teve com o produto. Afinal, é a embalagem que carregará os valores e a mensagem de sua marca. Lembre-se que o entregador muitas vezes não virá com a sua marca estampada no uniforme, mas a embalagem sim.

Portanto, veja no artigo abaixo alguns benefícios que uma embalagem adequada trará para o seu negócio e compreenda, de uma vez por todas, a importância de investir nesse segmento.

Benefícios de uma embalagem adequada

1. Valorização da marca

As embalagens são armas poderosas para divulgar o seu negócio. Na maioria das vezes, o entregador não utilizará uma mochila ou uma roupa que indique a empresa solicitada e, por isso, a embalagem deve trazer a imagem personalizada de sua marca.

Algumas ideias, como ímãs de geladeira, mini-calendários ou panfletos, podem ser boas opções de itens que reforçarão a imagem de seu negócio na cabeça do consumidor.

2. Condição dos alimentos

Talvez a preocupação mais importante do dono de um estabelecimento é saber se a comida chegará adequadamente para o seu cliente. Por isso, é essencial que seja utilizado uma embalagem que comporte o seu produto de forma adequada, sem que fique balançando durante a viagem.

No caso de embalagens para pizza, por exemplo, é interessante utilizar cadeirinhas, de modo que a tampa da caixa não encoste no recheio. Pensar em como o alimento chegará ao seu consumidor é primordial para uma avaliação positiva.

3. Segurança dos alimentos

Além de trazerem os alimentos, as embalagens para delivery devem garantir a segurança das mesmas. Devemos lembrar que nem sempre os alimentos transportados são sólidos, como as sopas e comidas japonesas.

Por isso, tenha certeza de que está utilizando a embalagem correta para o seu tipo de comida. No caso de comidas orientais, por exemplo, é importante o uso de embalagens específicas para barcas de sushi, temaki, yakissoba, entre outros. O mesmo vale para comidas doces, como bolos, tortas e sorvetes.

4. Melhore a experiência do cliente

É essencial que a embalagem utilizada para entrega não altere o sabor e consistência de seus alimentos. Por exemplo, imagine um lanche que chegue ao cliente frio, ou um açaí que seja entregue derretido. Isso provavelmente gerará problemas para a sua empresa e diversos clientes insatisfeitos.

Dessa maneira, é essencial atentar-se ao tipo de material utilizado na embalagem, como a resistência aos líquidos, resistência à alta temperatura, se é inodoro, entre outros fatores. Não deixe que a embalagem de seu negócio altere o sabor final do produto.

Fazendo a embalagem ideal para o seu negócio

Uma boa embalagem é aquela que reúne 4 fatores essenciais: funcionalidade, sustentabilidade, custo e design. Veja um pouco sobre cada uma delas:

1. Funcionalidade

A embalagem não deve ser apenas visualmente bonita. Ela também precisa ser capaz de proteger e garantir a qualidade do produto. Portanto, caso uma embalagem não seja capaz de evitar avarias, é fundamental que haja uma troca.

2. Sustentabilidade

Não adianta fugir da responsabilidade ambiental. Hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais atentos sobre esse assunto e é de suma importância que as empresas sejam responsáveis. Por isso, faça uso de embalagens que não impactem o meio ambiente de forma agressiva.

3. Custo

Qualidade custa caro, mas não é por isso que você deve deixar de investir nela. Pense que, quanto maior for a quantidade de pedidos, menor será o custo final. Sendo assim, a personalização de embalagens é um investimento válido para aumentar a aprovação de seu público.

4. Design

É preciso preocupar-se também com o visual de sua embalagem. Pense em formas de chamar a atenção do consumidor. Por exemplo, se o seu concorrente utiliza determinada cor, busque usar uma diferente, de forma que se destaque dos demais.

Importância da embalagem correta

As propriedades vistas acima tem como objetivo garantir a segurança de seu produto e por isso, a escolha da embalagem deve ser adequada para cada tipo de alimento.

A embalagem ideal atribuirá valor ao seu negócio. Dessa forma, a proteção do alimento fortalecerá a sua marca e agregará um impacto emocional junto ao produto, facilitando a fidelização do cliente.

Não é à toa que empresas que investem nas embalagens estão aumentando o número de suas vendas. Os clientes hoje estão muito mais exigentes e devido à enorme concorrência, só os melhores visuais chamam atenção.

Portanto, fica cada vez mais claro a importância de uma embalagem adequada para o seu negócio. Compreender essa necessidade no setor alimentício é fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

E então, gostou de conhecer mais sobre a importância da qualidade nas embalagens? Aproveite para escrever um comentário abaixo e não deixe de conferir outros artigos em nosso blog.