É muito comum quando surge uma dúvida, seja ela qual for, pesquisarmos no google. Fazemos isso porque temos certeza que lá encontraremos as respostas, não é mesmo? Agora pense nisso como seu restaurante,  e se os possíveis clientes estiverem procurando o telefone do seu restaurante? Ou o endereço? O que os clientes que visitaram estão dizendo? Qual o horário de funcionamento? Entre tantas outras informações. Por isso, ter seu restaurante no Google é imprescindível para seu empreendimento.

Neste post iremos ensinar como cadastrar seu restaurante para que ele apareça no google. Confira:

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do google que permite encontrar qualquer empreendimento que esteja cadastrado na ferramenta, como;  lojas, salões de beleza, hotéis, cafeterias, restaurantes e entre outros.

Para se cadastrar é preciso preencher um breve formulário, informando os dados da empresa. Algumas informações como: horário de funcionamento, localização, telefone, imagens do local e site. Quanto mais informações você adicionar, melhor será sua exibição no google.

O cadastro é totalmente gratuito e fundamental para o desenvolvimento e interação do restaurante e cliente. O google oferece as melhores rotas para chegar ao seu negócio de uma forma mais rápida, além de dispor de uma aba para avaliação/feedback dos clientes e mensagens (é interessante verificar periodicamente as mensagens dos clientes e respondê-las).

Como funciona o Google Meu Negócio?

Quando alguém colocar no campo de busca do google o nome do seu restaurante aparecerá a sua ficha de cadastro. A relevância da ficha de cada empresa para cada usuário é feita através de alguns parâmetros:

  • Distância: O Google usa como um parâmetro a distância do local do seu restaurante e o usuário, ou seja, se um cliente do Rio de Janeiro pesquisar "cuscuz da Maria" sabendo que o mesmo fica em Recife, a probalidade de encontrá-lo é baixa. O cliente pode facilitar o algoritmo da busca usando o local, por exemplo "cuscuz da Maria, Recife".
  • Interesses: O google usa o histórico de quem está pesquisando, ligando os históricos de busca (interesses da pesquisa) com o local a ser pesquisado. Por exemplo, se você já pesquisou "peças de sushi", o google vai tornar mais fácil a indicação de um lugar físico que venda peças de sushi em uma pesquisa relacionada.
  • Mérito: Considera o número de avaliações, comentários, site, dentre uma série de fatores que tornam seu restaurante popular. A ferramenta do google irá analisar a popularidade do seu restaurante, se seus clientes costumar deixar mensagem, se deixam estrelas, se seu site está com as informações completas, etc. Tudo é avaliado.

Essas estratégias de otimização são muito vantajosas para os restaurantes que querem se destacar no google.

Quais as vantagens de se cadastrar no google meu negócio?

No mundo perfeito, é ideal que o cliente salve seu número nos contatos do celular, mas sabemos que nem sempre isso acontece. Por isso, para que seu cliente sempre tenha facilidade em encontrá-lo é necessário estar acessível no maior número de lugares possíveis e o principal deles é o google.

Se você tem um restaurante ou lanchonete, deseja que o mesmo seja valorizado, que a cada dia mais pessoas visitem o seu ponto e claro, consequentemente, aumente suas vendas, não é?

Veja algumas das vantagens de ter seu restaurante cadastrado no google meu negócio:

  • Melhora na sua comunicação com o público. É importante estar com o cadastro atualizado para que os clientes possam avaliar o serviço e ambiente do seu restaurante, façam comentários e deixem mensagens, além de ligações, claro.
  • Aumento no alcance da sua marca. Já parou pra pensar que você tem a oportunidade de conseguir muito mais clientes sem precisar correr atrás deles ou fazer investimento? Além de apresentar seu restaurante no maior mostruário do mundo, a ferramenta do google meu negócio, permite que as empresas publiquem fotos, vídeos e ofertas. Assim, você mostra o que tem de melhor e porque as pessoas devem escolher o seu restaurante.
  • Propagação da presença online. É muito importante que seu restaurante tenha redes sociais bem atualizadas, é um método de comunicação fácil com o cliente; mas o cadastro no Google Meu Negócio pode ser a principal propagação, visto que, uma vez cadastrada sua empresa passa a aparecer  no google maps ou seja, aumenta espontaneamente a presença online e melhora o aumento o público, uma vez que, mesmo as pessoas que não tem redes sociais podem achar seu restaurante de uma maneira muito fácil, saber se ele está funcionando no momento, dentre outras funcionalidades que listamos acima.

Agora que já sabemos que o Google Meu Negócio é só vantagem, vamos ao passo a passo para realizarmos o cadastro, é muito simples!

1° passo - Abra sua página do google e digite no campo de busca "google meu negócio", ou simplesmente clique aqui: Google meu negócio.

2° passo - Selecione a opção "gerenciar agora".

3° passo - É necessário ter uma conta do google para realizar o cadastro. Se você estiver logado, você vai direto para o próximo passo, caso não esteja, faça login na sua conta. Se você ainda não tiver uma conta do google, basta clicar em "criar conta" como mostra na imagem abaixo.

4° passo - Digite o nome da sua empresa no campo e clique em "próximo".

5° passo - Escolha a categoria que corresponde à seu restaurante, o google lhe dará opções assim que você digitar. Em seguida vá para o próximo passo.

6° passo - Identifique se seu restaurante tem um ponto fixo, respondendo "sim" ou "não".

7° passo - Preencha nos campos o endereço do seu restaurante e vá para o próximo passo.

8° passo - Arraste o pino no mapa e deixe na localização exata do seu restaurante.

9° passo - Preencha as informações restantes, adicionando o telefone para contato do seu restaurante e site.

Neste exemplo, preenchemos no campo URL do site o cardápio virtual criado com o sistema Menusoft, onde os clientes conseguem, além de visualizar o cardápio, fazer o pedido de delivery.

10° passo - É recomendado que você marque "sim" para receber no seu e-mail dicas e novidades do google para potencializar o seu negócio.

11° passo - Conclua sua ficha de cadastro! Você está a um passo de aparecer no google.

12° passo - Escolha um método de verificação para o google enviar um pin até você, pode ser correio ou telefone. Em média, demora 12 dias para o postal chegar até sua casa. Digite seu nome no campo e confira se o endereço esta correto.

13° passo - Adicione os horários de funcionamento da sua empresa, é necessário que você marque todos os dias em que sua empresa funciona e adicione os respectivos horários.

14° passo - Escreva uma breve descrição da sua empresa de até 750 caracteres e clique em salvar. Não se preocupe, você pode alterar quando quiser.

15° passo - Adicione fotos do seu restaurante, sua logo, fotos de capa, fotos do interior do seu estabelecimento. As fotos que seus clientes tirarem no seu restaurante podem aparecer no google também.

16° passo - Sua marca no google meu negócio e google maps está quase pronta. Só mais alguns passos...

17° passo - O google irá confirmar que o postal com o seu pin está a caminho, basta clicar em 'continuar'.

18° passo - Agora é só esperar o pin no seu endereço e inserir o código para concluir a verificação do google.

19° passo- Prontinho! O endereço do seu restaurante já está aparecendo no google e poderá ser facilmente encontrado por todos.

Agora você já sabe como se cadastrar no google meu negócio! Não perca a oportunidade de aparecer na maior vitrine do mundo, de uma forma gratuita. Isso trará somente benefícios para seu restaurante. Ah, lembre-se de manter sempre a ferramenta atualizada e se possível incentive seus clientes a avaliarem sua empresa, isso aumentará sua popularidade e fará seu restaurante ter ainda mais sucesso.

Aqui no blog escrevemos diversos artigos para ajudá-los nesse desafio que é fazer um restaurante funcionar, continue lendo nossos artigos do blog e até a próxima leitura.