Gerenciar os descontos é algo bem delicado. De um lado, eles são uma ferramenta poderosa, pois atraem mais público e garantem um maior volume de vendas para o seu restaurante. Por outro, podem prejudicar a sua margem de lucro, além de “viciar” o público, de modo que eles comprem apenas quando existe o desconto.

Portanto, se você quer entender como dar descontos da melhor forma possível, este post vai esclarecer as suas dúvidas. Entenda como gerenciar os descontos e otimizar as vendas. Vamos ver:

  • Por que dar desconto?
  • Como os descontos afetam as margens?
  • Quando dar desconto?
  • Quais os tipos de desconto?
  • Como gerenciar os descontos?

Por que dar desconto?

Dar desconto é uma prática antiga e muito valiosa. Primeiramente, ela não se resume a apenas oferecer produtos mais baratos, apesar de este ser um resumo do conceito. Os descontos tem um propósito estratégico maior do que isso.

Por exemplo, imagine que o volume de vendas não está tão alto e você precisa colocar dinheiro em caixa no seu restaurante. Neste caso, pode fazer uma promoção com descontos para movimentar o estoque, escoando produtos que estão próximos da data de validade.

Além disso, dar descontos é uma forma de atrair novos clientes para o seu restaurante. Promoções de 20% ou 10% off no primeiro pedido são muito bem vistas e fazem o público se apaixonar pelo seu produto.

Na outra ponta, o desconto também é uma forma de fidelizar clientes já existentes. A cada X pedidos o cliente pode ganhar 10% de desconto, por exemplo. Enfim, existem diversos motivos para dar os descontos e otimizar as vendas. Mas, é preciso ficar atento às margens.

Como o desconto afeta suas margens?

A margem de lucro é o quanto você ganha em cima da venda de cada produto. Portanto, ao dar o desconto, ou você conseguiu alguma forma de produzir mais barato, ou está reduzindo as margens do seu restaurante.

As pessoas sempre vão procurar pagar o mínimo possível, mas o seu restaurante também precisa dar lucro. Portanto, garanta que o desconto não está quebrando a sua margem de lucro e mantenha uma frequência saudável, talvez uma vez por semana, para que o público não fique “viciado”.

Quando vale a pena dar desconto?

Uma pergunta importante no momento de gerenciar os descontos é entender quando vale a pena fazê-lo.

Já mencionamos acima alguns casos em que os descontos valem a pena:

  • A necessidade de giro do estoque;
  • Para atrair clientes;
  • Para fidelizar clientes;
  • Apresentar um novo produto;
  • Aumentar o ticket médio (com promoções como compre duas pizzas e ganhe uma doce);
  • E outros.

Porém, em cada um destes casos, e qualquer outro, é preciso estudar se o desconto vale a pena do ponto de vista estratégico. Ao avaliar se vale a pena fazer o desconto, você irá estudar o impacto na sua margem e quantas unidades de cada produto pode vender, ainda gerando lucro na operação. É uma questão matemática, que precisa ser pensada com cuidado.

Quais os tipos de desconto?

Quanto aos tipos de desconto, existem inúmeras opções à sua disposição. Você pode usar os cupons, as promoções progressivas, os descontos como ferramenta de e-mail marketing, e até mesmo como prêmio para os clientes que respondem pesquisas de satisfação. Todas estas estratégias são válidas e podem ajudar muito o seu restaurante.

Nesse caso, a dica é fazer bastante testes. Conheça todos os principais modelos de descontos e faça testes para conhecer quais são os que o público responde melhor.

Além disso, o tipo de desconto precisa seguir a sua estratégia geral. Por exemplo, se seu objetivo é atrair clientes, pode fazer descontos no seu carro chefe. Se o objetivo é fidelizar, os descontos podem ser personalizados, no prato preferido de cada cliente. Já se o objetivo é girar o estoque, os descontos são em produtos específicos.

Como gerenciar os descontos?

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, vamos ver como gerenciar os descontos com sucesso.

Primeiramente, ficou claro que a gestão de descontos é um certo desafio. É preciso ter bastante informações sobre tudo em relação ao seu restaurante.

Os descontos aumentam as vendas e os lucros, se a margem for respeitada. Porém, é preciso ter perfeita noção das finanças da empresa, algo que os restaurantes não necessariamente têm. É importante saber o custo de cada produto, as margens ganhas em cima dele, para que os descontos não sejam um tiro no pé.

Também é importante ter informações sobre o estoque, sabendo quais são os produtos que mais precisam sair. Alguns ingredientes são usados em praticamente todos os pratos, mas aqueles mais específicos podem resultar em descontos para limpar o estoque.

No momento de fazer os testes você precisa saber se os descontos tiveram de fato resultado. Digamos que você quer investigar qual é o tipo de promoção que seu cliente mais gosta: compre 1 leve 2 ou 20% de desconto no prato.

Neste caso, você pode aplicar um teste A/B, correndo ambos ao mesmo tempo, por um período específico, de modo que nenhum outro fator externo mude os resultados. Assim, você sabe melhor o que dá mais certo.

Isso pode ser feito para cada prato. É impossível saber o que o cliente vai achar, portanto, é importante fazer os testes.

O desafio é ter todas estas informações bem claras. Imagine que isso seja feito à mão? É preciso anotar cada venda, além da forma que o desconto foi usado. É inviável.

Portanto, uma ferramenta de gestão de pedidos pode ser uma forma de gerenciar os descontos e otimizar as vendas do seu restaurante. Isso garante que você tem todas as informações a sua disposição e pode avaliar bem os resultados da aplicação dos descontos.

É claro que os descontos podem ser uma ferramenta muito poderosa. Isso ficou bem evidente ao longo de tudo que vimos neste post. Porém, como toda ferramenta, é preciso ser bem usada, caso contrário, ela pode ter efeito inverso. Especificamente para os descontos, as informações são a melhor forma de saber quando eles valem a pena, e como eles impactam seu negócio de forma positiva.

É importante gerenciar todas estas informações e aplicar os descontos de acordo com a sua estratégia. Também é preciso contar com um software para gerenciar os descontos e garantir que você está tomando a melhor decisão possível.

Agora você já sabe como gerenciar os descontos e otimizar as vendas, para como aplicá-los melhor no seu restaurante. Então, confira o nosso blog e saiba como tornar o seu restaurante ainda melhor!