No ramo alimentício, há uma grande concorrência já que existem uma infinidade de restaurantes, lanchonetes, cafeterias, etc. Por isso, é importante que os donos deste tipo de negócio estejam atentos para trazer mais e melhores opções aos clientes. Entre estes detalhes que podem alavancar uma empresa deste tipo, certamente está a implantação de um sistema delivery, que entregue os produtos diretamente e com muito mais facilidade para o realizador do pedido.

Durante a pandemia o sistema delivery cresceu e muito! Isso se dá ao fato que, com as pessoas impossibilitadas de sair de casa, a única alternativa dos restaurantes continuarem efetuando suas vendas seria o delivery. Muitos restaurantes reinventaram-se em datas comemorativas e começaram a oferecer condições especiais ao cliente, uma verdadeira técnica de sobrevivência e inovação.

No período de janeira à maio o delivery no Brasil cresceu quase 95% em plataformas de marketplaces, sem contar os sistemas próprios. Uma explicação para isso é que muitas pessoas ficaram ociosas, ocupadas demais com o home office e preocupadas com como adaptar-se ao novo normal, isso as levava a achar uma alternativa mais fácil de 'fazer o jantar' por exemplo. Em consequência , cria-se certo hábito, visto que com a comida pronta tudo torna-se mais cômodo para o cliente.

Já sabemos como o delivery foi fundamental durante a pandemia, agora vamos listar aqui mais alguns dos motivos pelos quais vale a pena os restaurantes investirem neste formato, visando ao maior lucro financeiro, maior reconhecimento de marca e outras vantagens.

Aumento geral no número de vendas

O primeiro aspecto, que provavelmente é o mais importante e considerado pelos donos de negócio: as vendas certamente aumentarão com o uso de um sistema de delivery. Isso porque, com este formato, é possível aumentar a gama de prováveis clientes.

Pensando que há um determinado grupo que não gosta de sair para comer, por diversos motivos: trânsito, preferência por ambientes reservados, necessidade de cuidar de uma criança em casa e segurança (atualmente), só para citar alguns. Se o restaurante oferece apenas a opção de comer no local, ele isola este tipo de cliente.

Com um sistema de delivery, por sua vez, ele abrange esta parcela da população. Com estudo de mercado, é possível ter os dados exatos de quantos pessoas preferem pedir alimentos em relação a ir até o local. Certamente, não são poucos. Estudos recentes apontam justamente para o crescimento ano a ano, do consumo a partir de delivery.

Ou seja, o conceito básico aqui diz respeito ao aumento do público-alvo. Quem gosta de comer no local, seguirá tendo a opção de ir. Mas, quem prefere o delivery, ganha uma nova possibilidade. E, com isso, o restaurante se torna mais competitivo no mercado, diante de concorrentes que também oferecem este serviço.

Aumento da relevância como marca

E por falar em superar a concorrência e se tornar competitivo no mercado, um sistema de delivery é um ponto a mais para o restaurante em termos de marca. Afinal, qualquer novo serviço, feito com qualidade e que traga melhoria para o funcionamento geral, fará o negócio ser visto de forma mais positiva.

Ao realizar qualquer ação de marketing, desde as mais simples, como panfletagem, até campanhas digitais, estará presente a informação de que há delivery. Pode parecer uma coisa mínima, mas qualquer adição de qualidade faz o público ver sua marca de maneira mais simpática, aumentando as chances de conversão de clientes.

Compras mais frequentes por parte do público

Voltando a falar mais sobre a diferença entre pedidos em casa e ida até o local para comer, estudos também apontam que o intervalo de tempo entre duas solicitações por delivery é menor do que duas idas até o restaurante para ter uma experiência ao vivo.

Ou seja, pensando friamente e considerando o que as estatísticas mostram, as chances de lucro são maiores com o delivery do que com o público que visita o espaço físico. Afinal, são maiores as possibilidades de duas ou mais compras sob formato de entrega, em relação à ida ao restaurante.

Comunicação com uma sociedade cada vez mais digital

Outro fator que precisa ser considerado por qualquer negócio é falar a mesma língua da sociedade e do público em geral. E, neste aspecto, é preciso entender que, cada vez mais, o mundo é digitalizado e com resoluções rápidas e fáceis, o que converge diretamente com a opção do delivery.

Seja por meio de um aplicativo para que o pedido seja feito, ou mesmo por serviços de mensagem ou ligações, o fato é que as pessoas, nos dias de hoje, querem a solução rápida e que cause menor desgaste e deslocamento. Se uma família está em casa, é mais provável que ela prefira resolver o pedido em poucos toques do que todos se arrumarem, pegarem o carro e saírem para comer.

Além disso, é importante ter uma ligação forte com as novas gerações, que podem ser clientes fiéis por um maior período de tempo. Com a correria da rotina atual, de trabalho, cursos, academia etc, as chances de um jovem usufruir do delivery é maior do que uma geração mais velha, que tem mais tempo livre e um dia a dia menos corrido.

E o que é mais importante para a nova geração? Ter tudo na palma da mão, no smartphone. Dificilmente um restaurante terá um público jovem fiel apenas com os serviços no local. É preciso ter opções virtuais, criando até mesmo uma fidelização.

Sem um sistema de delivery, perde-se essa boa fatia do mercado, além de a expansão de conhecimento do restaurante se tornar muito menor e insuficiente para o crescimento do negócio, em todos os sentidos.

Fidelização do cliente

Vale falar também sobre as maiores chances de se fidelizar o cliente, a partir do fato de que, quanto maior o número de opções, mais oportunidades de o cliente pensar no restaurante. Mesmo quem prefere o delivery, de vez em quando vai querer sair para comer. Se a comida é de qualidade, ele pode ir para o local no qual ele costuma pedir. E o contrário também vale: quem gosta de sair, em algum momento vai pedir. Se o restaurante favorito oferece delivery, a pessoa solicitará a comida dele.

Sendo assim, a fidelização, que é tão importante para o negócio se desenvolver, também é beneficiada, já que em qualquer ocasião, o cliente tem o restaurante como opção.

Por todos estes motivos, o delivery é tão fundamental para alavancar o negócio. Hoje em dia, oferecer mais serviços gera maior vantagem em relação ao mercado, ainda mais quando isso inclui diminuir tempo e esforço das pessoas, uma pedida muito importante para a sociedade atual.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais fatos e informações para melhorar a gestão e o funcionamento de seu restaurante? Então, não perca tempo, acesse outros textos de nosso blog e aumente seu conhecimento sobre este tema.