O aplicativo WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais popular atualmente, em nota oficial o WhatsApp anunciou que nas próximas semanas o app de mensagens instantâneas ganhará o tão aguardado recurso de pagamentos e o Brasil está entre os primeiros países a receber a atualização. Entenda:

Em todo o Brasil as pessoas utilizam o WhatsApp, o app caiu nas graças do povo porque além de ser uma ferramenta fácil de ser usada é gratuita e pode ser baixada em praticamente qualquer smartphone. Segundo dados do Facebook (empresa por trás do WhatsApp) o mensageiro é utilizado por mais de 120 milhões de brasileiros (Dados de 2017). Além de pessoas físicas, as pequenas, médias e grandes empresas de todas as categorias (inclui-se restaurantes, bares, bistrôs, cafés e lanchonetes), usam o app como ferramenta de trabalho na versão corporativa chamada de WhatsApp Business, que nada mais é do que um WhatsApp comum com recursos adicionais para empresas.

Fizemos um outro artigo explicando Como automatizar o atendimento delivery do seu restaurante com o WhatsApp Business.

Visando facilitar a vida dos empreendedores e melhorar a economia do país, a Empresa escolheu o Brasil para sediar a atualização da marca, somos o segundo país a receber a novidade, enquanto a Índia, país com maior número de usuários do WhatsApp, já está utilizando a função faz um tempo. Com a autorização do Banco Central do Brasil, o WhatsApp Pay - Função criada para fazer pagamentos - deve entrar em funcionamento muito em breve.

Como serão feitos os pagamentos?

Imagem de divulgação oficial do WhatsApp

Os primeiros bancos que fizeram a integração foram o Banco do Brasil, Sicredi e Nubank, pelas bandeiras Visa e Mastercard, mas ao que tudo indica, novos bancos também entrarão na lista rapidamente.

Para fazer a transferência é necessário que ambos os usuários tenham suas contas bancárias cadastradas no aplicativo, esse cadastro será feito somente uma vez.

No ícone de "mais opções" o usuário terá a opção 'pagamento' ao selecionar será preciso aceitar os termos e condições e o usuário será direcionado para criar uma conta onde ele terá que cadastrar o nome, CPF e um cartão que esteja habilitado pelos bancos, além de uma senha de 6 dígitos. As informações ficarão salvas para próximos envios, sem que o usuário precise preencher a cada vez que fizer um pagamento.

A opção de pagamentos ficará disponível no ícone abaixo onde mostra a imagem:

Transferências de pessoa física para pessoa física receberão as seguintes regras:

  • As transações não serão taxadas, o que promete chamar a atenção já que os usuários não vão ser cobrados pelas temidas tarifas de TED ou DOC;
  • Limite mensal de transferências de até R$ 5.000,00;
  • Limite de até 20 transações por dia;
  • Valor máximo por transferência de R$ 1.000,00.
  • Apenas a função débito (empresas poderão receber pagamentos também pela função crédito, como veremos a diante).

Como isso beneficiará o seu restaurante

Já sabemos que pequenas, médias e grandes empresas usam o WhatsApp Business e que provavelmente o seu restaurante também já deve (ou deveria) estar utilizando a função comercial do WhatsApp, mas o que vai mudar com a chegada do WhatsApp Pay? Vejamos:

Diferente das pessoas físicas a conta comercial do WhatsApp cobrará uma tarifa de 3,99% a cada transação, porém a ferramenta poderá fazer e receber transferências ilimitadas por dia, além de possuir a função débito-crédito, ou seja, o seu cliente poderá pagar tanto no débito, como no crédito. Usando a função crédito o dinheiro não será debitado automaticamente da conta do seu cliente, ao invés disso, chegará na conta do cartão, como em qualquer outra transação. Com a conta comercial do WhatsApp, você também terá a opção de estornar o dinheiro ao cliente (caso algo dê errado) e contará com a opção de suporte. Mas para isso é preciso que seu WhatsApp Business tenha uma conta na Cielo (é possível a entrada de outras operadoras de cartão no futuro).

Essa nova atualização do WhatsApp trás facilidade para restaurantes e lanchonetes, no entanto, os maiores beneficiados são aqueles em que o atendimento com o cliente é feito pelo WhatsApp e de forma direta (normalmente empreendimentos menores).

Com a nova função o seu cliente poderá fazer o pagamento de forma prática, quando o cliente fizer o pedido você poderá solicitar o pagamento para que ele o faça pelo WhatsApp mesmo, sem precisar fazer uma série de verificações. Dessa forma, o seu entregador não precisará levar a maquineta até a casa do cliente. E o valor cairá na sua conta em até 2 dias.

O pagamento pelo de app de mensagens instantâneas também poderá ser feito via QR Code, basta selecionar a opção de pagamento QR, digitar o valor para gerar o código e exibir ao cliente, feito isso, basta ele apontar a câmera do smartphone e pronto! O pagamento será efetuado. O WhatsApp Pay logo se tornará uma solução muito viável, pois além de prática é uma opção segura.

Quanto à segurança o WhatsApp tem analisado se será preciso mudar a sua política de privacidade, visto que, nessa nova atualização será necessário compartilhar dados do usuário com empresas distintas (instituições financeiras), além disso é necessário assegurar que os usuários estarão seguros para fazer as transações.

Essas são as informações que temos até o momento. Para continuar por dentro das atualizações que podem beneficiar seu restaurante continue lendo nosso blog.