O Marketing Digital é uma ferramenta fundamental para um negócio obter vantagens na internet. E, sem ele, dificilmente seu restaurante será encontrado no mar de negócios online. De modo contrário, com um bom Marketing Digital, você consegue se destacar e competir até com grandes redes.

Neste artigo, vamos dar dicas de como aplicar Marketing Digital no seu restaurante.

Antes de ir às dicas, vamos entender um pouco mais porque o investimento em Marketing Digital para restaurantes é imprescindível.

Por que investir em Marketing Digital para restaurantes

O consumidor depende da internet nas mais diversas formas possíveis. Além de comprar online, as pessoas querem pesquisar sobre as empresas. O cliente pesquisa até mesmo o restaurante da esquina da casa dele para saber a procedência do serviço.

Por isso, o Marketing Digital para restaurantes se tornou uma necessidade. Além de levar informações importantes para esse potencial cliente, possibilita atraí-lo, por meio de diversas técnicas.

Além disso, hoje, o cliente quer avaliar e comentar suas experiências com outros na internet. Dessa maneira, estar nesse ambiente, levando boas informações para o consumidor é imprescindível.

Vejamos algumas vantagens do Marketing Digital para restaurantes:

  • Pouco custo: o investimento é baixo, levando em consideração as vantagens que o seu restaurante irá ter. É possível aumentar a receita, mesmo se você não investir em publicidade paga;
  • Contato com o cliente: as redes sociais permitem que você esteja em contato direto com o cliente ou potencial cliente. Você aprende a responder seus anseios e melhorar o atendimento;
  • Informações do negócio: com o grande número de informações fornecidas pelos clientes, você passa a conhecê-los melhor e percebe o que esperam de um restaurante;
  • Mais clientes: por fim, a vantagem mais óbvia é a obtenção de clientes. Com o amplo alcance do seu negócio, mais pessoas estarão propensas a passar no seu restaurante para conhecê-lo.

Dito isso, vamos saber como fazer isso na prática.

Dicas de Marketing Digital para restaurantes

Redes sociais

Todos sabem que as mídias sociais têm um papel importante para o Marketing Digital. O público que você deseja atrair online frequenta o Facebook, o Instagram e outras redes sociais. Por isso, o Marketing Digital para restaurantes envolve o bom uso das mídias sociais.

Você precisa ter um método que envolva o cliente e gere engajamento. O primeiro passo é fazer boas postagens com certa frequência. É importante manter um relacionamento, responder às dúvidas e chamar o público para comentar.

Outra grande vantagem das redes sociais são as promoções. Você pode sortear prêmios, almoços e jantares mediante a uma ação simples do público. Por exemplo, pedindo para marcar três amigos ou para realizar check-in no restaurante. Isso aumenta a visibilidade do negócio.

Vídeo marketing

Atrelado às mídias sociais está o vídeo marketing. Hoje, é um dos caminhos que o mercado segue, uma vez que o público tem preferência por esse formato.

Nas redes sociais, como Facebook e Instagram, você pode criar vídeos curtos do seu restaurante, de modo que envolva o público. Se for o caso, pode até investir em vídeos maiores no YouTube.

Anúncios pagos

Você pode investir em anúncios pagos, tanto em redes sociais como no Google. O Face Ads, por exemplo, aparece para o potencial consumidor presente nesta rede. Já os anúncios do Google Ads, aparecem em sites relacionados a restaurantes ou em páginas de pesquisa.

A grande vantagem dos anúncios é a segmentação. Você pode configurar o anúncio para parecer apenas para o público-alvo, com base na localização, na idade e outras informações demográficas.

Listagem no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma que expõem sua empresa em resultados de pesquisa. Ao cadastrar seu negócio, o Google passa a demonstrar informações importantes como localização no mapa e telefone.

Quando alguém pesquisar por restaurantes na sua região, o seu irá aparecer. Além de um mapa mostrando como chegar, há opções para o usuário já fazer uma ligação.

E-mail marketing

Uma das estratégias mais eficientes para o Marketing Digital de restaurantes, porque você mantém uma frequência de contato com o clientes. Para isso, você precisa obter seu e-mail, mediante a um cadastro.

É possível obter o e-mail informando o cliente no restaurante que ele pode ter promoções especiais ou participar de um programa de pontos, por exemplo.

Assim, com uma lista de contatos, você pode enviar promoções, menus, informações importantes sobre o ramo, entre outros. Mantendo o contato, você aumenta a possibilidade de vendas.

SMS marketing

Quando a mensagem é clara, direta e oferece uma vantagem, não há quem recuse abri-la. Por isso, o SMS marketing é tão eficiente: se você der um benefício óbvio, o cliente irá clicar no seu link. Portanto, pense em uma boa promoção e envie para o telefone cadastrado do cliente.

Além disso, você pode manter os clientes atualizados com novos itens no menu, ou ainda, enviar informações sobre as entregas para os que optaram pelo delivery.

Sites de review

Existem diversos sites em que os consumidores avaliam empresas listadas. Entre os exemplos mais famosos estão EasyDinner e o TripAdvisor. Ao cadastrar seu restaurante em um desses sites, você pode dar os detalhes completos sobre seu negócio.

O cliente irá encontrar endereço, contato, menu e fotos dos restaurantes. Além disso, tem o review do cliente. Longe de ser um perigo para o negócio, o review é uma forma de você ver “de fora” e descobrir o que pode ser melhorado no seu restaurante.

Mantenha o site

Muitos gestores negligenciam o site por acreditarem que não traz resultado. No entanto, os clientes procuram pelo site antes de visitar o restaurante. Por isso, é importante ter um bom site, com informações sobre o negócio, menus, fotos e uma página para contar a história do negócio.

Além disso, você pode integrar o site a canais de atendimento, de modo que o cliente possa entrar em contato com restaurante por ali mesmo.

Com essas dicas, você pode montar um bom planejamento de Marketing Digital para o seu restaurante. Para ter mais informações importantes como esta, continue lendo as nossas postagens. Temos muitas informações úteis para seu restaurante!