Iluminação Natural

Sabe o flash? ESQUEÇA! A fotografia de um prato de alimento deve ser bem iluminada com uma luz contínua e natural, como por exemplo, a luz oriunda de uma janela.

Escolha um dia ensolarado para fazer as suas fotos e veja o que você deve cuidar neste momento:

  • Você sempre deve fotografar durante o período do dia.
  • Posicione o seu prato a ser fotografado em um local bem próximo a uma janela.
  • Cuide para que o seu próprio corpo não faça sombra no prato.
  • Se o prato tiver muitas sombras, utilize um rebatedor, pode ser uma cartolina branca. Rebata a luz no prato e evite que sombras fortes fiquem nos alimentos. O rebatedor também ajuda a melhorar os contornos dos pratos.
  • Jamais use flash em alimentos. Ele mata os contornos dá volume e tira a textura dos pratos, deixando todo o alimento com ar artificial.

Enquadramento

O enquadramento fará toda a diferença para a beleza dos seus pratos. Vamos lhe mostrar quais os tipos de enquadramentos que existem e quais os mais indicados para fotografar alimentos:

  • Enquadramento fechado com uma fotografia na altura dos olhos deve ser usado para mostrar os detalhes dos ingredientes usados no prato e a textura dos alimentos.
  • Enquadramento em primeiro plano com um ângulo na altura mostra o ambiente do prato na perspectiva de quem está a frente dele. Essa fotografia vai valorizar o prato e deixá-lo mais apetitoso.
  • Enquadramento aberto com um ângulo de cima, com a câmera alta vai valorizar o contexto do prato, podendo criar um cenário com outros elementos. Neste enquadramento, perde-se um pouco da textura do prato, mas pode-se criar cenários apetitosos e bonitos.

Composição da fotografia

Em qualquer tipo de foto esse elemento é importante, porém ganha ainda mais importância quando estamos falando de alimentos. A fotografia de um filé, por exemplo, pode se composta com temperos como alecrim, sal grosso e pimenta. Outro elemento que combina muito com a carne são os tomates cereja. O foco sempre deve ficar no prato principal, mas a utilização de facas, tábuas, utensílios de cozinha, frutas, temperos e legumes é sempre bem-vinda para dar aquele toque final na composição da foto.

Profundidade de campo na fotografia

Sabe aquelas fotos lindas bem desfocadas no fundo? Os smartphones já têm essa maravilhosa função que rende fotos incríveis!

Utilize uma menor profundidade de campo para focar no primeiro plano o assunto principal, que realmente chame a atenção. É uma ótima forma para destacar a textura e dar água na boca através de um prato.

Procure no seu celular a ferramenta Macro, que é a responsável por desfocar o fundo e deixar em evidência o elemento do primeiro plano.

Preste atenção aos detalhes

Nada passa despercebido em uma fotografia. Qualquer elemento fora do lugar já chama a atenção. Você sabia que o McDonald’s e Burger King, ao fotografar os hambúrgueres, utiliza seringa de ketchup e mostarda para cuidar de todos os detalhes para que a foto saia realmente perfeita?

É preciso ter paciência, fotografar, analisar a foto e aplicar melhorias de ângulo e de pequenos detalhes dos ingredientes das fotos. Isso vale para tudo: pela posição da alface no hambúrguer ou a quantidade de pimenta e queijo que vai em cima do prato de risoto. Há camarões suficientes aparecendo em cima deste risoto? Preste bem a atenção em todos os detalhes.

Para dar água na boca, a foto realmente precisa captar um prato de forma perfeita.

Limpe as laterais do prato

Quando o prato estiver pronto, utilize um pano para limpar as laterais do prato e retirar os alimentos que ficaram ali na hora de passar da panela para o prato. Outra dica bacana pode ser referente a decoração do prato. Se ele tiver bordas largas, você pode utilizar temperos para decorar o prato como por exemplo, orégano.

Cuide com a fumaça

Para fotografar uma foto de um prato, obviamente o prato deve estar pronto. É bem comum os donos de restaurantes quererem fotografar logo que o prato sai da cozinha. É importante cuidar com a fumaça do prato, pois ela também será captada pelas lentes.

Por isso, deixe a comida esfriar um pouco antes de começar a fotografar, mas não espere muito, pois o alimento deve estar fresco na hora de fotografar para dar uma melhor sensação de sabor e de textura.

Adicione óleo ou água nos legumes e frutas

Se o seu prato pede uma linda composição de verduras cruas, a dica aqui é: para dar aquele ar brilhoso e fresquinho nas verduras, com a ajuda de um pincel, pincele óleo na superfície delas. Outra dica que também traz a lembrança de frescor é a água. Você pode, se preferir, borrifar água nas frutas e legumes para dar a entender que elas são bem fresquinhas.

Conheça o Foodsoft

Agora que você já sabe as dicas de ouro para fotografar os pratos para o seu cardápio on-line, venha conhecer todas as funcionalidades do Foodsoft e faça agora mesmo o app do seu restaurante para você oferecer o serviço de delivery. Cada vez mais estamos sem tempo para gastar com deslocamento e pedimos comida em casa ou no trabalho.

Acesse nossos planos com preços que cabem no orçamento do seu negócio e veja como seu restaurante pode faturar muito mais por meio de um app próprio, sem precisar pagar comissão para outras empresas de entrega. Vamos ser parceiros para oferecer a melhor experiência de compra e de entrega para seus clientes para que o seu restaurante decole com pedidos delivery por meio do seu cardápio on-line. Em poucos cliques é possível fazer seu app. Então você tira as fotos dos pratos usando nossa dica e começa a vender e a entregar para clientes.