Não há dúvidas de que o gestor capaz de fazer o negócio crescer é um excelente profissional que inspira qualquer iniciante. Isso, porque a gestão de um restaurante exige grandes habilidades do gestor.

Neste artigo, você irá obter dicas para melhorar a gestão do seu restaurante. Continue lendo.

Planeje

O restaurante, como qualquer negócio, depende do bom planejamento. Não basta saber o que comprar antecipadamente, para manter os suprimentos. Você precisa pensar no planejamento enquanto negócio. Como deseja estar daqui a dois anos? É importante olhar à distância para saber quais os passos que você precisa dar.

Tire um tempo semanalmente ou quinzenalmente para organizar esses passos. Ter uma lista de afazeres que colocarão o negócio rumo ao seu objetivo é importante para saber o que você precisa fazer.

Tenha uma atitude positiva

É importante ser um líder que cobra, mas é mais importante manter a postura de alguém otimista, que acredita que tudo vai ocorrer bem. Os clientes são afetados pelo clima do restaurante, e podem tecer críticas ao ambiente se o clima estiver negativo.

Com uma atitude positiva, você inspira os funcionários que, por sua vez, irão contagiar todo o ambiente. Há momentos em que é difícil manter a postura positiva, mas é importante treinar para isso.

Olhar para a inovação

Não são só empresas de tecnologia e varejo que precisam estar em constante inovação. Os restaurantes estão inseridos no mesmo mercado que, hoje, é dominado pela tecnologia. Portanto, é fundamental olhar para os pontos que podem ser melhorados.

Primeiramente, você precisa investir em tecnologias existentes que melhoram seu restaurante. Um exemplo são os softwares de gestão, que facilitam toda a administração, dos processos à criação do menu. Utilizar aplicativos que conectam o negócio ao mundo online também são ótimas formas de inovar. Ou ainda, recursos para melhorar a contabilidade do negócio.

Saiba delegar

A lógica por trás da contratação é a da eficácia: precisamos contratar alguém que saiba fazer aquele trabalho melhor do que nós. Você pode até saber como fazê-lo bem, mas quando precisamos lidar com muitas tarefas, é praticamente impossível que tudo tenha eficácia.

Por isso, a delegação é uma parte importante da gestão. Você precisa saber qual a complexidade da tarefa e a habilidade do funcionário em realizá-la. Portanto, saiba delegar, aprenda a conhecer o trabalho de cada um e o que eles podem entregar.

Assim, você se concentra nas questões mais importantes do negócio. Além disso, você passa a treinar seus funcionários para entregarem mais no futuro.

Repense o menu

Se o menu for amplo, mas sua cozinha não dá conta, a satisfação do cliente vai por terra. Por isso, o segredo é ter um menu enxuto, apenas com os melhores pratos. Isso favorece as compras, a agilidade dos funcionários e facilidade no preparo dos pratos. Além de ser mais econômico.

Além disso, foque nas tendências e invista em vender o que as pessoas estão comendo ultimamente. O menu também precisa ter um bom design e informações úteis para o cliente.

Lidere pelo exemplo

O gestor é responsável pelo resultado do trabalho. Quem não sabe motivar os colaboradores ou contratar, acaba levando a culpa. Se você deseja que os funcionários tenham um alto desempenho, antes você precisa mostrar como fazer.

Delegar é importante, como já mencionamos, mas mostrar como fazer é ainda mais. Cuide da parte mais complexa do negócio e demonstre para os funcionários, pelo seu exemplo, como é possível realizar várias tarefas difíceis e ter motivação para entregar eficácia.

Trabalhe para a satisfação do cliente

O cliente está em primeiro lugar. Embora essa afirmação seja um clichê, não deixa de ser verdade. Você precisa realizar todos os esforços para que ele saia do restaurante satisfeito, pois assim, irá voltar. Além disso, a satisfação do cliente fará com que ele fale bem do seu restaurante, seja para seus conhecidos, seja na internet.

Por isso, mesmo que você perceba que o cliente está equivocado, não o desagrade, não tente provar seu ponto. Ao invés disso, trabalhe para demonstrar que seu negócio é bom e vale a pena voltar. O papel de um gestor não é vencer o debate com um cliente. Ele ganha, de fato, quando conquista o cliente.

Crie uma comunidade

Já falamos na capacidade dos funcionários de contaminarem o ambiente com sua energia. Por isso, além de ter uma atitude positiva, você precisa investir em criar uma atmosfera comunitária. Encare o trabalho com afeto, sem esquecer, evidentemente, que se trata de um negócio.

Assim, os clientes se sentirão melhor, e eles mesmos entrarão nessa atmosfera. Em um ambiente comunitário, as pessoas se sentem mais confortáveis, e acabam comendo mais e gastando mais dinheiro.

Invista no mundo online

Sabe a parcela de pessoas que nunca foi no seu restaurante e você quer atrair? Elas estão na internet querendo bons descontos e promoções para visitar. Se você não for pegar, outro irão.

Hoje, um restaurante que não está na internet marcando presença, praticamente não existe. Você deve saber o básico: como utilizar redes sociais, como um bom site deve ser, como capturar emails e fazer boas campanhas.

Olho no caixa

Erros crassos são cometidos em empresas quando o gestor não olha o caixa. É importante saber quanto está entrando e quanto está saindo do caixa, pois assim, você pode se antecipar. Com gestão contábil eficiente, você garante sobrevida para o futuro.

Celebre com a equipe

O sucesso e um restaurante é de todos os envolvidos. E deve ser assim mesmo. Portanto, sempre que tiver motivos para comemorar, chame toda a equipe para celebrar juntos. Demonstre que o restaurante atinge resultados graças a eles. Assim, você cria o melhor clima e demonstra para os colaboradores que vale a pena o trabalho duro.

Com estas dicas, você pode melhorar cada vez mais a gestão do seu restaurante. Continue lendo nossas postagens para aprender ainda mais sobre seu negócio!