Para um restaurante ser um sucesso, não basta apenas ter um cardápio harmonioso, um ambiente moderno e sofisticado, senão tiver o principal: um atendimento de qualidade.

Quando um cliente decide ir à um restaurante, ele vai pelo espaço e pela comida, mas na maioria dos casos, só volta para determinado restaurante se teve uma boa experiência, um bom atendimento cativa e fideliza os clientes. De maneira geral, continua sendo simples fazer um bom atendimento, mas com a correria do dia a dia, sua equipe pode deixar passar detalhes que fazem a diferença.

Pensando nisso, preparamos esse artigo pra você ficar sempre atento e evitar que esses deslizes aconteçam, continue lendo.

Seja receptivo com os clientes

Ao chegar no restaurante, os clientes esperam um atendimento personalizado. Treine sua equipe para que recebam os clientes sempre com um sorriso e um cumprimento, os garçons devem identificar o perfil dos clientes, quantidade de pessoas e então direcioná-los a mesa, caso não tenha havido uma reserva prévia. Os seus funcionários devem saber usar o bom senso para escolher a mesa adequada, uma família com crianças por exemplo, normalmente prefere sentar próximo a área kids, enquanto um casal prefere uma área mais calma.

Agradeça a espera

Caso os clientes tenham que ficar na fila esperar para entrar no seu restaurante, peça a um garçom cortês que direcione os clientes para um ambiente em que eles fiquem confortáveis, sugira um drink ou um aperitivo para que eles possam degustar enquanto esperam. Ao entrarem no salão do seu restaurante, seu colaborador deve agradecer aos clientes pela espera e acompanhá-los até a mesa. Se forem bem recepcionados, seus clientes não vão se importar de terem esperado um pouco.

Apresente o cardápio

Assim que os clientes estiverem acomodados é a hora do garçom apresentar o cardápio, recomende que ele entregue o cardápio já aberto e de preferência naquela página que tem o prato que você deseja vender aquele dia, as mulheres e pessoas com mais idade devem receber o cardápio primeiro. Caso os clientes peçam sugestão, seu garçom deve mostrar que tem domínio sobre os pratos à serem apresentados, descrevendo-os com riqueza de detalhes e devem aproveitar a oportunidade para sugerir bebidas que harmonizem com os pratos.

O funcionário deve pegar o pedido de todos os clientes da mesa ao mesmo tempo, ouvir com atenção e ser sempre gentil. Quando os clientes terminarem de pedir, ele deve repassar o pedido para conferir se não anotou nada errado.

É importante que os garçons e a equipe da cozinha estejam sempre em contato, assim, o garçom saberá se existe algum prato indisponível naquele dia e já notifica os clientes ao apresentar o cardápio, evitando que eles peçam justamente o prato que está em falta.

Sirva os pratos ao mesmo tempo

Não existe nada pior para o cliente do que ver todas as pessoas ao seu redor comendo enquanto ele espera, a fim de evitar isso, os garçons devem passar os pedidos de uma só vez para a equipe de cozinha e servir os clientes ao mesmo tempo para que ninguém tenha que ficar esperando. Assim como os cardápios, os pratos devem ser servidos primeiro para mulheres e pessoas com mais idade.

Oriente o seu garçom para que ele nunca sirva um cliente se debruçando sobre a mesa, caso fique distante para fazer o atendimento, ele deve dar a volta na mesa e servir de maneira adequada.

Uma dica valiosa para não haver trocar de pratos na hora da entrega é: o colaborador deve enumerar os pedidos em sentido horário, assim como os clientes, dessa maneira ficará fácil saber quem pediu determinado prato.

Mantenha a equipe sempre atenta para o caso de algum dos clientes solicitar um novo pedido.

Assim que os clientes tiverem finalizado seu prato, é interessante o colaborador conferir se tudo ocorreu bem, perguntando aos clientes sobre sua satisfação.

Lembre-se que o garçom é um vendedor

Devemos lembrar sempre que o garçom também é um vendedor, incentive-os a sempre oferecer sobremesas e outras estratégias de up selling e cross selling, tudo com naturalidade.

Antes de servir a sobremesa aos clientes, que também devem ser descritas com riqueza de detalhes, os garçons devem limpar a mesa dos clientes sempre pela esquerda e remontar com os tipos de pratos necessários para a sobremesa pela direita.

Os clientes devem desfrutar de um tratamento impecável, com isso, eles vão querer passar mais tempo no seu restaurante e quanto mais tempo eles permanecem no seu restaurante, maior o seu faturamento. Lembre-se custa mais barato manter um cliente antigo do que conquistar um novo.

Cuide dos detalhes da sua equipe

Como diz o ditado popular "A palavra convence, mas o exemplo arrasta", é interessante que sua equipe de garçons participem sempre de treinamentos para melhorar o atendimento a cada dia, mas sempre que possível você deve fazer um atendimento, para que sirva de exemplo e eles vejam como é importante manter um padrão. Trate toda sua equipe com gentileza, um ambiente de trabalho em harmonia rende muito mais frutos.

Treine sua equipe para atender bem os clientes e fique atento aos comportamento dos mesmos. Os garçons não devem ficar aglomerados no salão, nem conversando num tom que os clientes possam ouvir, não devem encarar os clientes e nem comer em lugares visíveis. Além disso, preste atenção na higiene dos seus funcionários, seus garçons devem estar sempre de uniformes limpos, cabelos e unhas bem cortadas e nunca esquecer o mais importante: ter total domínio sobre o seu produto.

Peça um feedback

Ao terminar a experiência gastronômica que seu restaurante oferece, confira a conta com o seu funcionário antes de passá-la aos seus clientes. Peça ao mesmo funcionário que acompanhe os clientes até a saída e que se despeça de maneira cordial.

Mas se você pensa que o atendimento acaba quando o seu cliente sai do restaurante está muito enganado. É importante manter o vínculo e saber como foi a experiência dele, peça um feedback aos seus clientes seja por pesquisa de satisfação, por rede social ou até mesmo por pesquisa feita dentro do próprio restaurante. O feedback é importante, pois influencia diretamente no seu faturamento e orienta a sua estratégia de marketing. Um cliente satisfeito retorna e ainda indica o seu restaurante para outras pessoas.

É muito simples manter um atendimento de qualidade, porém, muitas vezes são nos pequenos detalhes que falhamos e essa falha pode refletir de maneira dispendiosa para o seu negócio. Siga sempre essas dicas e mantenha um atendimento diferenciado para atrair cada vez mais clientes para o seu restaurante.

Gostou dessa matéria? Continue lendo nosso blog e saiba como fazer o melhor atendimento.