A tecnologia certamente veio para facilitar muito nossa vida. Na área de gestão, mais ainda. Otimizar e principalmente, automatizar setores e recursos para poupar tempo e dinheiro faz parte do empreendedorismo de sucesso.

Além disso, facilitar a vida de seu cliente é algo essencial para o seu restaurante. O cliente procura sempre a facilidade na hora comprar qualquer produto.

E quando falamos de produtos alimentícios, a rapidez e agilidade na hora de comprar são levadas em conta no momento de decidir em qual restaurante comer.

O que é um totem de autoatendimento?

Um totem de autoatendimento nada mais é do que um terminal onde o cliente é capaz de fazer o seu pedido por conta própria.

E, além disso, dependendo da modalidade que você escolher e o software que utilizar, o cliente terá também a opção de pagar pelo produto diretamente no totem.

Quais os melhores setores para utilizá-lo?

Os totens são hoje uma novidade muito utilizada em diversos setores. Por conta de sua praticidade e custo-benefício, é comum encontrarmos esses terminais em diferentes segmentos comerciais.

Mas, claro, há um padrão de uso em alguns setores específicos. É comum os encontrarmos em shopping centers, por exemplo. Visto que a demanda de venda nesses locais é enorme e a necessidade de agilizar o processo também se faz necessária, para algumas lojas do lugar ele se torna quase indispensável.

Aeroportos também utilizam muito esses terminais também pelo fato da alta circulação de pessoas e demanda para seus produtos e serviços.

Além disso, devido à miscigenação dentro do local, é possível encontrar softwares capazes de traduzir para diversos idiomas o seu menu. O totem em aeroportos é muito utilizado também para o check-in, facilitando e muito a vida do passageiro.

No ramo de alimentação, o totem é quase unanimidade para grandes empresas de fast food. Como o tempo conta muito nesses estabelecimentos, utilizar o totem para o cliente escolher manualmente o seu pedido reduz muito esse precioso tempo.

Além disso, nota-se uma melhor precisão na hora de fazer os pedidos. Visto que a máquina não permite erros comuns existentes no atendimento direto.

Quando citamos alimentos, sabemos que é normal haver algum tipo de engano para quem anota um pedido. O totem, por sua vez, repassa apenas as informações cedidas pelo cliente, o que ajuda muito os funcionários.

Mas não pense que o totem é só para grandes empresas. É comum vermos hoje pequenos e médios negócios buscando essa tecnologia.

A necessidade de inovar cada vez mais, faz com que as pessoas saiam da zona de conforto em busca de um diferencial para a sua marca. Desta maneira, esses negócios estão procurando se reinventar e fazer o diferente. Pois, se você oferece esse tipo de atendimento ao seu cliente, certamente terá um enorme diferencial perante a concorrência.

Vantagens e desvantagens do totem de atendimento

Bom, as vantagens de possuir um totem de autoatendimento são inúmeras. Além do fácil acesso para os seus clientes – como já citamos acima – o totem traz uma série de benefícios exclusivos para o seu restaurante.

Ter um cardápio mais acessível e limpo é um ponto a ser abordado ao possuir um totem de autoatendimento.

Como é possível inserir imagens dos produtos e escolher o que vai aparecer na tela, o totem oferece a vantagem de adicionar e retirar produtos com mais facilidade dos pedidos.

Para lanchonetes que trabalham com alimentos rápidos e pedidos instantâneos, essa pode ser uma excelente pedida.

Além disso, o totem ajuda muito a reduzir problemas de perdas de materiais e produtos. Já que estamos falando de um serviço automatizado, o software tem uma capacidade de armazenamento extremamente eficaz e, portanto, reduz custos com muita facilidade.

Outro ponto muito interessante e, talvez, um dos maiores diferenciais do totem de autoatendimento, é redução no número de filas em seu restaurante/lanchonete.

Sim, esse terminal facilita muito a sua vida no momento da escolha do seu cliente. Claro, em alguns estabelecimentos é normal que se permaneça com, pelo menos, um ponto de atendimento pessoal, mas, com um totem à disposição certamente a fila no local reduzirá consideravelmente.

Além de tudo isso, outro fator interessantíssimo de se utilizar o totem de autoatendimento é a redução em mão de obra. Como o terminal faz, na maioria das vezes, o serviço de pelo menos uma pessoa, seu restaurante certamente terá uma redução em sua folha salarial.

E, claro, estabiliza a equipe para realizar atividades que demandam mais tempo e mão de obra, facilitando muito a vida do seu restaurante.

Fica difícil achar uma desvantagem de utilizar um totem de autoatendimento, mas, para falar que não citamos nenhuma, vamos lá! Ser refém da tecnologia é algo que, nos dias de hoje, é quase impossível. Com o totem de autoatendimento a premissa é a mesma.

Pelo fato de ser um material tecnológico necessita estar inteiramente conectado o tempo inteiro. Isso demanda gastos com energia elétrica e, em algumas situações, redes de internet.

Mas claro que todos já lidam com isso diariamente, então, essa não chega a ser uma grande desvantagem.

Manutenção do totem de autoatendimento

Como todo o produto tecnológico, é óbvio que o totem necessita de um constante acompanhamento e manutenção.

Esteja ciente dessas necessidades antes de adquirir um para seu restaurante. Além de escolher o local ideal para fazer a instalação do totem de autoatendimento, procure manter contato com o fornecedor do software e fique atento a possíveis atualizações em seu sistema.

Manter o totem em plenas condições para o uso do cliente é essencial, problemas técnicos podem ocorrer sim, mas, estar preparado para lidar com eles é necessário.

Quero usar no meu restaurante

Você ficou interessado em todos os benefícios e vantagens que um totem de autoatendimento tem para oferecer?

Então não perca mais o seu tempo, otimize agora mesmo o seu restaurante com um terminal desses. Além de reduzir custos a longo prazo, esse produto trará um diferencial enorme para o seu negócio. Certamente irá colocar seu restaurante em outro patamar.

Para ler mais artigos como esse, acesse o nosso blog.