Vai abrir um restaurante? Várias são as tarefas que você precisa seguir, para ter sucesso no empreendimento:

- Contar com uma equipe especializada;

- Pensar no visual;

- Escolher o ponto ideal para abrir o seu negócio.

Você sabe como fazer isso? Caso queira conquistar clientes, ter movimento e ver o seu restaurante deslanchar, é preciso ter a certeza de que o local ideal para o seu funcionamento foi o escolhido. Veja algumas dicas e não erre!

Dicas para escolher o ponto ideal para o seu restaurante

Veja alguns pontos importantes para você avaliar antes de locar ou construir o espaço do seu restaurante!

Avalie o perfil dos cliques que você quer atender

Muitos se esquecem de que, para escolher o ponto certo para o restaurante, é preciso saber quem será o público-alvo. Quais pessoas você quer atingir? São aquelas que saem, alguns minutinhos, para almoçar durante o trabalho e querem algo pronto e prático ou quer atender um público que prefere pratos a la carte?

Assim, antes de escolher o ponto, pense em quem vai frequentar. Avalie dados como:

  • Comportamento do público-alvo;
  • Renda média mensal;
  • Tipos de alimentos que costumam consumir;
  • Locais que frequentam;
  • Qual o nível de serviço ao qual estão acostumados;
  • Horários que costumam se alimentar;
  • Como se locomovem;
  • Quais as rotas que mais usam;
  • Se têm filhos ou não;
  • Se almoçam com a família ou sozinhas;
  • Se frequentam o restaurante diariamente ou esporadicamente, entre outros.

Ao conhecer bem o seu público, você vai poder entender onde ele está, para que o local do restaurante possa ser escolhido de forma que atenda a essas pessoas.

Concorrência direta

Outro ponto importante é avaliar a concorrência direta. Isso não quer dizer que você não possa abrir um restaurante perto de outro já existente, mas que a avaliação vai ajudar a escolher o ponto ideal.

Vamos supor, por exemplo, que você queira atingir às pessoas que trabalham e têm pouco tempo para se alimentar. Por isso, elas gostam de frequentar um restaurante self service.

Para isso, você terá que avaliar um espaço perto da área comercial da cidade. Percorra as ruas, na hora do almoço, e veja se há alguma área na qual a demanda para almoçar seja grande. Encontrou? Esse pode ser o local certo para você abrir um restaurante novo.

Afinal de contas, os estabelecimentos comerciais que estão na região não suportam o movimento. Se você montar um negócio atrativo e com diferencial, todo esse público poderá ir para o seu restaurante!

Por falar em diferencial, aproveite essa busca para observar a concorrência e ver o que ela oferece. Esteja pronto para ter um “algo a mais” e atrair os consumidores.

Infraestrutura do bairro

Para que os clientes cheguem ao seu restaurante com facilidade, é preciso que o bairro tenha boa infraestrutura. Avalie isso antes de escolher o ponto. Veja se:

  • As ruas são asfaltadas;
  • Se tem iluminação pública;
  • A presença de água tratada e esgoto canalizado;
  • Se é fácil de chegar, ou seja, se tem transporte público por perto, entre outros.

Lembre-se de que assim como você, o seu cliente não vai querer demorar para chegar a um estabelecimento. Por isso, é importante avaliar as vias de acesso.

Além disso, se for possível, esteja sempre perto de um ponto de ônibus ou de estação de metrô, se esse for o meio de locomoção do seu público-alvo. Afinal, a clientela irá parar perto e ficará mais fácil chegar ao seu estabelecimento comercial.

Segurança da região

Você quer ter um restaurante em um local acessível e que atraia clientes, correto? Então, precisa pensar que eles têm que se sentir seguros no local.

Assim, é importante avaliar se o ponto é seguro e se o índice de violência não é alto, para que os clientes se sintam bem de ir até o restaurante.

Visibilidade

Quem não é visto não é lembrado e isso vale também para pontos comerciais. Por isso, quando for escolher o endereço do seu restaurante, veja se é um local de fácil acesso e de passagem.

Ruas sem saída, por exemplo, costumam ter menos trânsito e, por isso, menos gente passando pela frente. É melhor evitar.

Ao mesmo tempo, quando o restaurante está perto de lojas ou de estação de metrô, por exemplo, muita gente passa pela frente. Ao passar, lembra-se dele e acaba entrando para almoçar.

Enchente

É importante também que você converse com as pessoas, que trabalham ou moram na região, para saber sobre a existência de enchente. Há regiões que alagam com frequência e, evidentemente, devem ser evitadas.

Há também alguns locais que, embora a água não chegue a entrar nas casas, alaga a rua. Isso acaba por dificultar que os clientes vão até o seu restaurante. Por isso, evite áreas de alagamento.

Vizinhos

Muitos se esquecem, mas é preciso avaliar quais empreendimentos estão perto do ponto comercial pretendido. Vamos supor, por exemplo, que no mesmo bairro exista um abatedouro de aves. O cheiro que sai dele, mesmo quando está legalizado e de acordo com as normas, é forte. Isso certamente atrapalharia os clientes e poderia prejudicar o seu negócio.

Ao mesmo tempo, locais que possuem empresas que fazem muito barulho, pode incomodar os clientes do seu restaurante. Tente investir em um ponto distante disso.

Espaço adequado

Por fim, é preciso saber se há um espaço adequado para você abrir um restaurante. Isso é importante tanto para quem for locar um imóvel, quanto para quem pretende construir.

Se a sua ideia for ter um ambiente grande, com estacionamento, por exemplo, terá que buscar por um ponto assim. Evite começar em um endereço e mudar depois, pois isso acaba por fazer que você perca os clientes conquistados, o material de Marketing e toda a divulgação já feita.

No caso de locação, opte por um local que aceite fazer um contrato maior e, assim, você evitará mudança de endereço quando o restaurante estiver começando a crescer. Fique atento, encontre um ponto que atenda às suas necessidades e que possibilite tudo o que a sua empresa necessite.

Gostou das dicas? Então, navegue em nosso blog e encontre mais informações!