Não deve ser novidade para você que investir em redes sociais é um caminho que pode gerar reconhecimento e fortalecimento de marca, além de alavancar as vendas do seu estabelecimento, não é mesmo? O ramo de alimentação é ainda mais beneficiado, pois as pessoas são movidas pela comida, pelo desejo de provar e experimentar sabores.

Se você está buscando inspirações sobre o que postar no Instagram do seu restaurante, chegou ao local certo. Nós vamos compartilhar neste post diversas ideias que você pode incluir na sua estratégia de Instagram a fim de ter mais sucesso com as redes digitais do seu restaurante. Vem conosco e se inspire.

Fotos dos pratos que tem mais saída

O fato de um prato ser campeão de vendas diz muito sobre ele e oferece a confiança que o cliente precisa para investir neste prato e ter uma experiência de sabores. Seja um sabor de pizza, de hambúrguer e de temaki. Aqui vai um alerta muito importante que você sempre deve levar em consideração para qualquer foto dos produtos do seu restaurante: utilize fotos reais. Esse é o princípio básico para você se relacionar de maneira fiel para os seus clientes. Mostre o que é de verdade!

Por isso, você pode criar uma editoria na sua estratégia que defina um dia da semana em específico para você falar mais sobre os pratos campeões de venda. Há diversas maneiras de abordar esse assunto: desde a maneira da preparação ou como esse prato foi criado e até mesmo informações curiosas sobre ele, como por exemplo: você sabia que a nossa pizza de milho é feita com milho de espiga e não com milho em conserva? Esse foi apenas um exemplo, investigue a forma de preparação dos pratos e identifique pontos curiosos que possam chamar a atenção dos seus clientes e instigá-los a provar os pratos.

Bastidores

A internet possibilitou muito o conhecimento dos clientes com a vida real dos negócios. O restaurante pode gerar diversas curiosidades sobre bastidores, como por exemplo, a origem dos alimentos servidos, como os funcionários começam a preparação dos pratos, como é o ambiente interno do seu espaço, incluindo estrutura como espaço kids, banheiros bem limpos e arejados e estrutura convidativa para receber os clientes.

Para esse tipo de informação, você pode usar e abusar do Instagram Stories, que são postagens que tem vida útil de 24 horas. Nela você pode relatar um pouco mais sobre o dia a dia do negócio e como o restaurante se prepara para receber os clientes da melhor maneira possível.

Lembre-se de que há muita concorrência e você precisa saber se diferenciar para estar à frente e se tornar competitivo no mercado atuante.

Votação para lançamentos

Fazer os clientes se sentirem parte do processo é uma grande estratégia. Se você está pensando em lançar novos sabores para seus produtos – novo temaki, novo sabor de pizza, novo sabor de hambúrguer – que tal perguntar aos seus seguidores o que eles prefeririam? Há a ferramenta de votação no Instagram que pode ser usada para essa finalidade.

É necessário, entretanto, deixar bem clara as regras, de que será lançado o que tiver mais votação e, em caso de empate, explicar quais são as regras.

Outro ponto importante neste tipo de post é: cumprir com o que prometer. Ou seja, de fato lançar o produto que entrou em votação. Caso você não cumpra, os clientes, que já terão criado certa expectativa perante ao novo sabor, perderão a confiança na sua marca e você correrá o risco de enfrentar uma crise de marca.

Divulgação da agenda da semana

Se o seu estabelecimento tem música ao vivo ou promoções como chopp em dobro, utilize o seu Instagram para divulgar a agenda da semana. Você pode fazer essa divulgação uma vez por semana e, a cada dia, utilizar o Instagram Stories para relembrar os seguidores sobre a atração ou promoção do dia.

Lembre-se de que quem não é visto, não é lembrado. Você não precisa postar no feed todos os dias, porém deve estar no Stories diariamente.

Conteúdos elaborados no feed

Se você ainda não entendeu a importância de um conteúdo de valor, nós convidamos você a estudar mais sobre isso. Mesmo sendo um restaurante, você pode contribuir com o conhecimento dos seus seguidores entregando conteúdos que tenham valor agregado para eles.

Seja a história de uma marca em que seu negócio se inspira ou sobre fatos relacionados ao ramo em que você atua. Se você serve pizza, por exemplo, que tal fazer um conteúdo sobre a origem da pizza e curiosidades sobre ela?

Se você se inspira no modelo de gestão de negócios da Starbucks, por exemplo, por que não contar isso aos seus seguidores e mostrar como funciona na prática essa inspiração?

Planeje para publicar, no mínimo 1 vez a cada 15 dias um conteúdo de valor para agregar conhecimento e novas visões para seus seguidores.

Sorteios

Sim, eles funcionam. Afinal de contas, quem não gosta de ganhar algo gratuitamente, não é mesmo? Na verdade, nada na internet se consegue de graça. O fato do seguidor achar que aquilo é gratuito é apenas uma ilusão, pois ele deve seguir alguns passos para se tornar apto a participar do sorteio. Contudo, como isso não envolve nenhuma troca financeira, aparentemente isso se torna gratuito na cabeça do seguidor.

Você pode ter diferentes objetivos com um sorteio: aumentar a visibilidade da marca, aumentar o engajamento, etc. O importante é definir regras bastante claras e cumprir com todas elas.

O seu restaurante pode presentear os seguidores com um produto gratuito, tele entrega gratuita ou com um desconto especial, por exemplo. As regras devem ser definidas por você, entre as mais comuns estão: seguir o perfil, compartilhar nos stories, comentar, marcar amigos, etc. É a sua estratégia que deverá definir qual é a ação que você quer que seus seguidores tomem neste sorteio.

E então, já pensou em diversas opções para você começar a planejar a sua estratégia e postagens nas redes sociais do seu restaurante? Continue acessando nosso blog, pois estamos constantemente postando conteúdos que farão você alavancar as vendas e aumentar a sua visibilidade de marca.