Cada vez mais pessoas estão preferindo usar um app ou site ao invés de ligação telefônica para fazer pedidos. Com a facilidade trazida pelos vários tipos de aplicativo de delivery, as pessoas querem poder ter os pedidos disponíveis na palma da mão e, até mesmo, já pago por meio de cartão de crédito. Uma das maiores empresas nesse ramo atualmente é o iFood.

Para vender seus produtos no iFood, as empresas podem optar pelo cadastro direto na plataforma por meio do sistema "Gestor de Pedidos", que é o sistema de gestão próprio do app. Assim, os próprios restaurantes ficam responsáveis pela administração dos pedidos, emissão de Nota Fiscal e outras tarefas relacionadas à entrega.

Porém, outra maneira pela qual os restaurantes podem receber pedidos pelo iFood é através de um sistema para restaurantes e entregas integrado à plataforma. Essa opção é particularmente vantajosa para os restaurantes. A seguir, vamos mostrar cinco vantagens de utilizar um sistema integrado ao iFood.

Otimização de tempo

Ao usar o sistema do próprio iFood, é necessário retrabalhar todos os sistemas de caixa e trabalhar com sistemas diferente para o iFood e para outras entregas. Isso gera um desperdício de tempo imenso, já que é necessário fazer todas as partes do processo de pedido e entrega de forma duplicada.

Com um sistema integrado, a duplicação é eliminada e o processo fica mais ágil. Isso, porque é possível, em um mesmo sistema, gerenciar todos pedidos e entregas, tanto feitas diretamente no restaurante, quanto as feitas dentro do iFood.

Assim, não é necessário ter um atendente no restaurante especificamente para repassar os pedidos do aplicativo para o sistema usado no estabelecimento.

Usando o sistema integrado, você pode reduzir os seus custos com pessoal. Além disso, você pode focar o trabalho dos seus funcionários no atendimento interno do restaurante, melhorando sua qualidade e a produtividade do estabelecimento.

Aumento da cartela de clientes

O iFood conta com a preferência de muitos clientes pela sua facilidade na hora do cadastro e pagamento, além de oferecer uma ampla gama de restaurantes. Assim, é imprescindível que o seu restaurante esteja marcando presença dentro desse aplicativo.

O uso de sistemas integrados ao iFood é importante para garantir que o seu restaurante tirará o maior proveito possível desse aplicativo.

O iFood é essencial para tornar o seu restaurante conhecido, já que fica disponível a clientes que ainda não ouviram falar do seu estabelecimento e podem descobri-lo por meio da ferramenta.

Isso pode, inclusive, diminuir seus gastos com publicidade, uma vez que o iFood já está divulgando seu restaurante para novos clientes.

Usando um sistema delivery integrado ao iFood, é possível gerar cadastros desses clientes a partir do pedido. Com isso, você pode trabalhar em uma estratégia de pós-venda e consequente fidelização desse cliente.

Para isso, garanta que o seu cardápio esteja sempre atualizado dentro da plataforma e tente, por meio do sistema, gerar promoções exclusivas para os usuários do iFood.

A partir do momento em que esse cliente estiver fidelizado, você pode também oferecer a ele a opção de fazer o pedido diretamente através do seu sistema de delivery. A vantagem do sistema integrado é que as duas opções funcionarão basicamente da mesma maneira para você.

Maior controle dos pedidos e entregas

Nada deixa um cliente mais enraivecido do que quando há qualquer tipo de mal-entendido ou confusão com o seu pedido ou com a entrega. Portanto, o seu restaurante precisa ter um controle muito bem feito das entradas de pedidos e das rotas seguidas pelos entregadores.

Se o seu estabelecimento estiver usando sistemas separados para o iFood e as outras entregas, a chance de acontecerem problemas com as entregas do aplicativo são muito grandes.

Pode acontecer do pedido não ser repassado, por exemplo, ou então, o entregador receber o endereço errado. Esse tipo de erro acarreta demora na entrega, e pode gerar insatisfação com o cliente.

Com o sistema integrado, você fica ciente de todos os pedidos e endereços. Assim, o risco de esquecer um pedido fica consideravelmente menor.

Além disso, é possível otimizar as rotas dos entregadores e garantir que os pedidos sejam entregues de maneira eficiente e rápida, com menor gasto do tempo do motorista e de combustível nos veículos.

Isso, sem falar que o cliente também conta com mais transparência, pois é possível atualizar no iFood o status do pedido, por exemplo, se está pronto, se já saiu para a entrega etc.

Atualização de cardápio

Para ter sucesso no iFood, você precisa registrar todos os seus itens para a venda quando se cadastra na plataforma. Da mesma forma, você precisa atualizar a ficha do seu restaurante a cada vez que houver mudanças.

Porém, você já pensou no que pode acontecer caso você esqueça de atualizar essa informação e o cliente peça algo que o seu restaurante não está oferecendo? Isso pode causar diminuição na sua nota dentro da plataforma, e gerar uma má impressão do seu estabelecimento como desorganizado.

Com o sistema integrado, esse é um problema a menos. Quando você atualizar o seu cardápio no sistema interno do restaurante, essa atualização será automaticamente repassada para o seu cardápio no iFood. Assim, você evita qualquer desencontro de informações e garante a satisfação de seus clientes.

Gerenciamento de estoque e caixa facilitados

Você ter todas as informações de vendas e pagamentos em um único lugar é uma vantagem enorme para seu restaurante. Isso, porque é mais fácil se manter em dia com as entradas do caixa, com as formas de pagamento usadas pelos clientes e com o uso dos produtos do estoque.

É possível também gerar relatórios mais precisos de todas as atividades do restaurante, e atualizar suas estratégias de marketing e cardápio de acordo com as preferências dos clientes. Você pode também saber qual a porcentagem que o iFood representa no seu faturamento e avaliar o quanto vale a pena direcionar seu Marketing para essa ferramenta.

Como você pôde perceber, usar o iFood é essencial para o sucesso de seu restaurante hoje em dia. E o uso de um sistema integrado ao invés de dois sistemas separados, garante que essa utilização seja mais otimizada ainda.

Quer saber mais sobre sistema para restaurantes? Confira os outros textos do nosso blog e saiba tudo sobre esse assunto.